2 de dezembro de 2010

Dança afro

Além do ballet, eu tenho uma queda pela dança afro.

Nem gostava desse estilo de dança, mas durante o ano passado tive aulas de dança com um professor que era apaixonado por esse estilo. Ele acabou me contagiando.

Esse ano não pude mais ter aulas com ele, e as aulas de dança afro me fazem muita falta.



A dança afro foi trazida pelos escravos no período colonial e, com o passar do tempo, sofreu alterações e agregações culturais. Além do fortalecimento das pernas, destaca-se o aumento da resistência física, do tônus muscular, o alongamento corporal, aumento da flexibilidade, além de o desenvolvimento de consciência rítmica, corporal e postural. Como a dança africana conta com a exaltação da vida e a valorização da procriação, há muitos movimentos que trabalham os músculos pélvicos, o que ajuda a deixar o quadril solto e a cintura definida.
fonte:http://www.minhavida.com.br/conteudo/11487-danca-afro-alonga-e-trabalha-musculatura-e-flexibilidade.htm


A respeito dos movimentos, nas aulas de dança afro que já tive, aprendi se usa bastante os ombros e os quadris, e jogada de cabeça sempre dá um charme especial a dança. ;D

Desabafando..!

No final do ano passado e no inicio desse ano eu estava supeer animada!

Finalmente iria realizar meu sonho: fazer ballet!  Tarde demais eu admito. Mas nunca é tarde pra se realizar um sonho. eu acho...

Minha visão do ballet era de algo rigido, que exigisse esforço, dedicação e muuita força de vontade. De professoras firmes, que não aceitam moleza, nem preguiça, que não perde tempo conversando na hora da aula. De muuitos alogamentos e muitas dores.

Não vou mentir, isso me intimidava um pouco. Mas não me fazia pensar em desistir. Pelo contrário, era justamente isso que eu queria. Poois eu sabia que era tarde demais pra começar no ballet e só assim eu poderia compensar o tempo perdido.

A verdade é que é tudo o oposto do que eu pensava. Não tô generalizando. Mas aqui onde eu moro é assim.

No inicio eu achei que fosse falta de interesse da minha professora, ou de competencia da academia onde eu faço ballet. Até pensei em me mudar pra outra [onde eu moro só tem msm duas escolas de ballet].
Mas só depois de ter uma boa conversa com minha professora eu entendi o que realmente acontecia.

A verdade é que o problema está no desinteresse das alunas. A maioria delas fazem ballet por fazer. Não tem paixão.
Por isso elas não têm motivação pra se esforçar. O que acaba desmotivando também a professora.
Eu imagino como deve ser frustrante pra ela passar uma aula inteira ensinando detalhadamente pliés, tendus, glissés, foundus, etc, e na aula seguinte apenas uma ou duas alunas saberem o passo, porque as outras não treinaram ou nem mesmo prestaram atenção enquanto ela ensinava.

E eu não acredito que mudando de academia isso vá melhorar. Porque, pra ser sincera, onde eu moro o ballet é muito pouco valorizado.

Minha esperança é que minha professora seja mais rigida no ano que vem, como ela falou que vai ser.

E quem sabe um dia a visão do ballet se concretisse....  e eu tenha aulas rigorosas com uma professora severa mandando eu repetir o passo cada vez que eu errar. Aí siim vou evoluir consideravelmente.